É aquela coisa: não é porque tava previsto que não é doloroso. A gente sabia…eu pelo menos sabia que o trânsito de Marte em Câncer iria chegar e que esse desquerido vai ficar um looongo tempo neste signo. Já adiantando: não é um trânsito fácil. Neste post vou contar um pouco como funciona o raciocínio para interpretar esse posicionamento, o que eu acho que vem por aí e, claro, a previsão para cada signo ascendente.
APRESENTANDO MARTE
Marte corta, separa, desagrega e coloca cada coisa pra cada lado. Escolher, decidir, romper e seguir adiante. O Senhor da Guerra não é de todo mal, afinal na vida é necessário fazer tudo isso e, inclusive, é bom que se faça! Marte não é conforto e nem estabilidade, por onde passa traz algo atribulado, um remelexo. Eu costumo fazer uma associação com um adolescente estabanado entrando de mochila grande numa loja de copos de vidro e cristais: pra onde ele vira as coisas quebram, caem, derrubam. Por isso que Marte fica muito bem em Áries, Escorpião e Capricórnio: aqui eles tem precisão nas mãos, tal qual um cirurgião ou um bom cozinheiro. Precisão no bisturi ou na faca de corte pra fazer a incisão com esmero e perfeição.
APRESENTANDO CÂNCER
Câncer é um signo regido pela Lua. Lua é vitalidade, o corpo vivo, a nutrição, os ciclos da vida e a água que corre. Consequentemente Câncer é um signo molinho, flexível, adaptável, mas também é da natureza cardinal, ou seja, inicia um ciclo. Os signos de início de ciclos não são tão flexíveis e nem tão adaptáveis quanto os mutáveis, por exemplo, tem em si um sistema para que as coisas aconteçam, afinal são ciclos que anunciam o início das estações e é como a chegada de uma popstar no palco, precisa ter uma certa personalidade, sabe? rs
Além disso, Câncer por ser um signo de água vai estar diretamente ligado aquilo que flui e, algumas vezes, de forma descontrolada. Quem lê símbolos está constantemente atento, e eu nunca vou esquecer uma vez que chamei um encanador aqui em casa pra consertar o cano da pia da cozinha e ele, após fazer o diagnóstico do problema, me solta: “a água, quando corre, nunca pára: ela sempre encontra seu caminho”.
E eu lá assim: nossa, moço………………
APRESENTANDO MARTE EM CÂNCER
Bom, quando Marte está em Câncer: mão de alface. Não à toa a gente chama tecnicamente de Marte em queda, porque assim, não tem precisão no corte, nem na pisada, ele cai mesmo. Se decepciona. Se frustra.
Eu tenho, na minha opinião, a metáfora perfeita para Marte em Câncer. Já escrevi sobre na antiga página Mar dos Cosmos, no Facebook, e vou reatualizar aqui: certa vez uma pessoa que eu namorava me contou de um jogo de videogame sobre guerras e que existia um poder que você podia jogar contra o exército inimigo que era o da saudade. Quando se jogava esse poder, os soldados do exército inimigo começavam a ficar com saudades de casa, saudosos, emocionados, tristonhos e, consequentemente, lutavam ou enfraquecidos ou motivados por aquela emoção e acabavam sendo pouco estratégicos. Tinham alguns deles que até abandonavam o front pra voltar pra casa. Quando ela terminou de contar a história do videogame, eu só falei: nossa….isso é…tão…Marte em Câncer…
Lembra? Pra quem lê símbolos e está atento, toda metáfora ensina alguma coisinha. Desde então essa é a máxima de Marte em Câncer: tem treta? Tem muita treta, eu diria que até mais treta do que quando tá em Escorpião. Mas são tretas motivadas por algo muito emotivo, coisas vindo à tona, sabe quando se cansa de tanto engolir goela abaixo e estoura? Aí estoura tudo e tudo inunda? Igual segurar muito tempo uma barragem e, a água (=sentimentos) não aguentando mais rompe a barragem e inunda uma cidade inteira. Pois então.
Ou senão não tem treta porque bate em retirada, não bate de frente, quando precisa cortar, romper ou decidir não tem peito pra tal, vai falar ‘ai mas é meu gatilho’ e sai fora. E se for tomar uma atitude, vai tomar porque ferveu muito as emoções. Tipo a Zabela, a nova diva do TikTok que particularmente pra mim tem muito de Marte, mas também tem muito de coisas lunares aí, vai vendo.
Mas ein, depende do que saber se vai ter muita treta ou se vai bater em retirada? Depende do trânsito da Lua. E aí agora, se você manja minimamente de Astrologia, vai me perguntar: ué, mas a Lua não muda de signo a cada dois dias? De fase toda semana? Marte vai ficar a mercê dessa mocinha inconstante?
POIS É!!!!!!!! Entenderam porque esse trânsito é complicado? O movimento marcial fica dependente de um astro completamente inconstante que muda de posição todos os dias e o tempo todo. Haja emoção!!!!
Por essas e outras que eu tenho muita dificuldade com esse posicionamento, mas eu tenho até amigos que tem…….
TRÂNSITOS
Agora vamos a análise dos fatos: Marte entra em Câncer dia 4 de setembro e fica lá até 4 de novembro, um trânsito super rápido para Marte. E aí nós teremos um tempo de sossego (pelo menos nos termos que apontei acima), aproveite enquanto Marte está em Leão. No dia 6 de dezembro, Marte inicia seu movimento retrógrado. Ele nos diz, não peraí, eu não surtei o suficiente, deixa eu voltar ali e no dia 6 de janeiro, ali no dia dos Astrólogos, temos novamente o ingresso de Marte em Câncer. Marte só vai andar pra frente de novo no dia 24 de fevereiro, nas vésperas das vésperas do Carnaval, e vai transitar por Câncer até dia 18 de abril quando finalmente ingressa em Leão novamente.
Nossa, eu cansei aqui só de digitar, imagina viver.
Coisas que me preocupam: a nível geral, Marte vai enxergar Saturno, o outro planeta seco que também gosta de finalizar e matar as coisas, por trígono. Só que Saturno também não curte Câncer, é o exílio dele, então digamos que Marte odeia Saturno. Apesar desse aspecto, o trígono, ser um aspecto harmonioso, digamos que Marte não vai querer fazer as coisas da forma vagarosa de Saturno, porque Marte, agora, só ama a Lua. E acho que você nunca apreciará tanto um tempinho demorado de Saturno.
É, monas, tem coisa que é melhor ser lentinho mermu, sabe.
Esse trígono pode representar, por um lado, a diminuição dos impactos marciais, mas por outro lado, a depender do posicionamento da Lua, eventos mais impactantes, como acidentes, principalmente com água envolvida, ou, numa leitura mais subjetiva, coisas sendo tomadas por impulso, pela emoção, fanatismo e afins. O Massacre do Carandiru, por exemplo, aconteceu sob a égide de um Marte em Câncer.
Isso não quer dizer que todo trânsito de Marte em Câncer é horrível, horrendo etc, o que me preocupa neste ano é o tempo que Marte ficará nesse signo, muito muitíssimo, e o fato dele fechar trígono com Saturno.
Destaco o dia 29 e 30 de setembro - especialmente dia 30 - que Marte fecha um trígono partil com Saturno e a Lua em Virgem estará fazendo uma oposição a Saturno. O outro dia que Marte fecha trígono com Saturno é dia 6 e 7 de fevereiro, e a danada da Lua também não ajuda: em Gêmeos, fazendo quadratura com Saturno. Nos dias seguintes também: 8 e 9 de fevereiro, sendo esse último possivelmente um bem marcante, pois a Lua estará em Câncer conjunta a Marte. Marte e Saturno ficam fechados nesse trígono no mesmo grau até dia 12 de fevereiro.
Só que lembra que Marte tava retrógrado e depois volta pro movimento direto? Então, menina, aí ele volta a ficar direto e vai encontrar Saturno de novoooooooo hiiiiii!!!! Isso ocorre dia 2 de abril, com a Lua em Gêmeos de novo quadrando Saturno, e ficam lá fechados nesse trígono até dia 5 de abril. Ave.
Considerando toda maluquice climática que estamos vivendo, vou colocar uma previsão que acho que não precisa ser astrólogo pra isso, mas o lance das chuvas, enchentes e todas suas consequências não vão ser pouca coisa. Agora imagina se previsões científicas e TAMBÉM astrológicas fossem levadas em consideração por autoridades, né? Podíamos ter uma excelente redução de danos aqui.
Outro ponto preocupante é o do fanatismo, especialmente em torno das eleições. Não é legal as eleições acontecerem neste trânsito de Marte em Câncer e podemos ver o que já está sendo visto, pelo menos aqui em São Paulo: discussões e debates bem acalorados, pouca estratégica, pouca política e muita mira no campo emotivo.
Inclusive, como disse na news passada, se a esquerda fosse menos sectária podia se aproveitar também do favorecimento dos céus. A estratégia é pegar no coração, amores, aquele papo que ninguém quer ouvir proposta, é ver quem ganha mais o coração, ou seja, o tópico sensível do eleitor médio.
TÁ, MAS E EU?
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine newsletter de bariola para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.