o simbolismo astrológico está baseado no hemisfério norte, e apesar de alguns de nossos pés estarem congelando BR afora, a simbologia é do início do verão. Câncer abre o verão, e na cultura do Egito antigo era o início do ano quando havia a enchente do Rio Nilo. enchente do Rio Nilo representa prosperidade, afinal, com a água transbordando, poderia ter navegações e consequentemente trocas comerciais, trajeto, movimento, além da água ser elemento simbólico de abundância, fertilidade, umidade. sendo assim, temos uma ideia relacionada ao signo de água de ser muito transbordante, emotivo, sensível...o que não é de todo equivocado, exceto pela parte que foge à nossa percepção: o início do verão, a estação mais abundante, é onde a natureza nos cuida. nos acolhe, dá de beber, fertiliza as terras para se comer. simbolicamente, Câncer é o caranguejo que no calor do mangue sai pra fora da terra em coletivo. estar disposto a relação, a emoção, ao sensível, ao se alimentar, é por este caminho: águas que transbordam. rios que se enchem. terra firme às vezes até é bom, mas não se navega em cima de terra firme: é preciso transbordar das águas.
sendo assim, mercúrio também adentra câncer. os autores antigos chamam os signos de água como signos mudos. por muitas razões. mas vou aqui atentar um testemunho de algo muito comum nos meus atendimentos: Mercúrio em Câncer fala/escreve bastante. jorra abundante como enchente. se as palavras são nossa forma como seres humanos de estabelecer o contato com o outro, inclusive comunicar demanda, sentimentos, então quem jorra de sensações, atravessamentos e afetos têm muito a nos dizer. talvez seja pelo fato de que na época dos antigos não existia psicanálise, essa forma de pensamento que alguns defendem que angústia é fala entupida (frase célebre de Ana Cristina César). portanto, se propõe que essa angústia seja formulada em linguagem, como uma tentativa de dar forma aquilo que é da natureza da água, disforme, que são os sentimentos. será que mudando dos tempos antigos para modernidade poderíamos dar outro significado para mercúrio em câncer? eu me deparo cada vez mais com mercúrio em câncer que têm muito a dizer. e câncer é abundância das águas e afetos. falar é uma forma de amar (também). como colocou a psicanalista Ana Suy "Transformar sua experiência em palavras passa a ter, então, o valor de um dom de amor. (...) Os amantes estão com frequência a pedir palavras uns dos outros. Porque são as palavras que fazem ponte entre a solidão de um e a solidão do outro no amor." (p. 42)
particularmente, o signo de câncer e a Lua, seu regente, não são posicionamentos da qual tenho intimidade. e é aí que eu gosto mesmo, só me interessa o que não é meu, já diria o manifesto antropofágico (engolindo todos, bem Saturno hahah). as manifestações deste signo já foram razões de muita angústia, e ainda são. tem alguns mapas que leio onde reparo um período do ano em que certas coisas acontecem com maior frequência. pra mim, esses meses de junho-julho, ou seja, o trânsito de sol, mercúrio e às vênus em câncer são bem relevantes. inícios de relacionamento, viradas importantes da vida e também profunda angústia. é o momento que os planetas olham minha lua cabra de volta, em oposição.
e não é porque não tenho o posicionamento natal que não me proponho a aprender algo. a abundância das águas, o temperamento fleumático per se, é aforismo de muitas coisas, dentre elas o delírio. muita água não tem contenção, se esparrama e se perde o tino. e eu prezo um tanto de estabilidade. o que não me faz deixar de admirar os movimentos contínuos das águas que fazem artistas, poetas, mães, cuidadores, enfermeiros, avós, curandeiras…cada qual que ocupa seu lugar no mundo.
sol e mercúrio em câncer no céu agora, mercúrio até dia 19 e o sol até 22 de julho.
o sol brilha abundante, as águas revoltas enchem e palavras são torrentes.
Bárbara Ariola.
ref do livro: A gente mira no amor e acerta na solidão, de Ana Suy.
eu amo sua news pq além de uma aula tem várias ref maneira